Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial - Atividades - FOTOGRAFIA: desenvolvimento de linguagem e portfólio

FOTOGRAFIA: desenvolvimento de linguagem e portfólio

1 semestre de FOTOGRAFIA: desenvolvimentos de linguagem e portfólio - 1 sem de 2013

Você ainda pode se inscrever em aulas avulsas e módulos abertos deste curso. Entre em contato com nosso departamento comercial 11 3060-3636


Coordenação: Marcos Issa e Juan Esteves.

Convidados: Claudia Jaguaribe, Millard Schisler, Gabriel Boieras, Ed Viggiani, Maurício de Paiva, João Wainer, Jully Fernandes, Armando Prado, Biti Averbach.

Mentoria durante todo o curso com Isabella Prata, profissionais da Escola e outros professores. Elas podem ser presenciais ou por skype para orientação profissional – agendar hora com a Secretaria Escolar. 


OBJETIVO

Você desenvolve um ensaio fotográfico profissional por meio da criação de imagens que demonstrem a sua linguagem e o seu olhar, a partir de conteúdos como desenvolvimento de projetos fotográficos, e produção de imagens orientadas, técnica e teoricamente.

SOBRE O CURSO

Voltado para fotógrafos que querem desenvolver sua linguagem e entrar no mercado, o curso traduz e discute os diversos tipos de expressões fotográficas por meio de fundamentos e análise da fotografia contemporânea, abordando ainda o moderno fluxo de trabalho digital com  Lightroom e as boas práticas da fotografia digital. Sempre amparado por acompanhamento de projetos, palestras sobre o mercado  e relatos de profissionais renomados.

A fotografia contemporânea expandiu seus horizontes significativamente, não estando presente somente nas propostas documentais e jornalísticas, mas em muitas manifestações voltadas para arte. Em face das novas tecnologias, as aplicações multimídias e outras variantes, é necessária uma compreensão maior desse vasto universo em constante expansão.

Aulas de Design Thinking, gestão de finanças, marcas e pessoas fazem parte do currículo do curso. O intuito é que você amplie seu olhar para desenvolver seus projetos e empreendimentos. Estes conteúdos complementares são oferecidos em dois sábados durante o semestre.

Os trabalhos desenvolvidos durante o curso serão expostos na Mostra de Alunos que acontece a cada fim de semestre. 

MERCADO DE TRABALHO

• Montar estúdio próprio.
• Trabalhar para editoras de jornais e revistas.
• Realizar projetos para agências de publicidade ou qualquer empresa que necessite de imagens. 


Assista ao vídeos relacionados:

 

 

Este curso foi realizado entre os dias 11/03/2013 e 26/06/2013
No periodo das 19:30 às 22:30

Descontos para empresas e grupos. Entre em contato com nosso departamento comercial 11 3060.3636

8 aulas cortesias e 4 palestras online para você complementar sua formação multidisciplinar. Clique aqui para conhecer


PLANO DE AULAS

AULA 1- Apresentação do curso e introdução ao projeto / discussão sobre mostra de alunos

AULA 2- Fotografia digital e equipamento

AULA 3- Fluxo de trabalho digital

AULA 4- Fotografia digital e equipamento

AULA 5- Fluxo de trabalho digital

AULA 6- Fotografia contemporânea: fundamentos e análise

AULA 7 e 8- Fluxo de trabalho digital – das 10h à 17h    

AULA 9- Fotografia digital e equipamento

AULA 10- Fotografia contemporânea: fundamentos e análise

AULA 11- Fluxo de trabalho digital

AULA 12- Fotografia contemporânea: fundamentos e análise

AULA 13- Fluxo de trabalho digital         

AULA 14- Fotografia contemporânea: fundamentos e análise

AULA 15- Saída para Fotografar – das 9h às 12h

AULA 16- Desenvolvimento Prático de Projeto

AULA 17- Desenvolvimento Prático de Projeto

AULA 18- Desenvolvimento Prático de Projeto / discussão sobre mostra de alunos

AULA 19- Desenvolvimento Prático de Projeto

AULA 20- Desenvolvimento Prático de Projeto

AULA 21- Desenvolvimento Prático de Projeto

AULA 22- Ciclo de palestras - Relato de Fotógrafo: professor convidado

AULA 23- Desenvolvimento Prático de Projeto

AULA 24- Ciclo de palestras - Relato de Fotógrafo: professor convidado

AULA 25- Visita a laboratório

AULA 26- Ciclo de palestras - Relato de Fotógrafo: professor convidado

AULA 27- Desenvolvimento Prático de Projeto/ discussão sobre mostra de alunos

AULA 28- Ciclo de palestras - Relato de Fotógrafo: professor convidado

AULA 29- Desenvolvimento Prático de Projeto

AULA 30- Como montar Portifólios 

AULA 31- Desenvolvimento Prático de Projeto

AULA 32- Ciclo de palestras - Colecionismo e Mercado de Arte: professor convidado

AULA 33- Desenvolvimento Prático de Projeto

AULA 34- Ciclo de palestras

AULA 35- Desenvolvimento Prático de Projeto / discussão sobre mostra de alunos

AULA 36- FINALIZAÇÃO - Marcos Issa, Juan Esteves, Claudia Jaguaribe

4 aulas (Design Thinking, Gestão de Pessoas, finanças e marcas) complementam o programa do curso. As aulas acontecem em dois sábados: 6 de abril e 4 de maio, das 9h às 16h.


Curso teórico e prático

Nível: Intermediário

Pré-requisito: Conhecimento básico de fotografia digital e noções básicas de Photoshop.


Oferecemos também aulas cortesia para alunos matriculados neste curso. São + 8 aulas cortesias e 4 palestras online para você complementar sua formação multidisciplinar. Clique aqui para conhecer.


Professor:


Ed Viggiani
Ed Viggiani

Fotógrafo. Trabalhou na revista IstoÉ, nos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Jornal do Brasil. Em 1991, fez a exposição individual Matando o Tempo a Golpe de Luz, na Galeria da Fotoptica, que recebeu o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) como a melhor exposição do ano. No mesmo ano ganhou o prêmio The Mother Jones International Fund for Documentary Photography, em São Francisco, EUA. É autor do livro de fotografia, Brasileiros Futebol Clube, que foi currículo na Escola de Comunicação e Artes (ECA), da USP, ao longo de 2009.

Maurício de Paiva
Maurício de Paiva

Fotojornalista e documentarista. Publicitário de formação, há 10 anos tem na bacia Amazônica seu cenário em antropologia visual, socioambientalismo e arqueologia. Autor de livros como Amazônia Antiga – arqueologia no entorno (2009) e Futebol na Amazônia, imagem e alarido (2012). Estudou antropologia- visual no LISA/USP e arqueologia pelo MAE/USP (2008) - com o arqueólogo Eduardo Góes Neves. Juntos produziram o artigo "Amazônia ano 1000" para a National Geographic Brasil e ganharam o Prêmio Abril de Jornalismo. Expôs fotos no Denver Art Museum e na COP 16, no México. Maurício de Paiva mantém o blog "Por trás das lentes" na National Geographic Brasil onde coloca suas imagens e pensamentos, além de ser um fotógrafo regular (mais de 12 grandes reportagens) na edição impressa da famosa revista, onde, para tanto, fotografa, apura, pesquisa e escreve nas longas permanências em campo.

Marcos Issa
Marcos Issa

Fotojornalista e sócio da Agência Argosfoto, Marcos Issa atua na área corporativa e editorial, além de banco de imagens. Também fundou a Imagem Latente, empresa especializada em organização de acervos fotográficos. Desde 2006 ministra cursos de “fluxo de trabalho” para fotógrafos com ênfase nas “boas práticas” da fotografia digital.

Juan Esteves
Juan Esteves

Foi fotógrafo e Editor de Fotografia da Folha de S.Paulo. É colaborador de textos e fotos para editoras brasileiras e do exterior. É autor de 4 livros e tem imagens na maioria dos acervos brasileiros, públicos e privados, com mais de uma centena de exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Tem imagens publicadas em diversos países como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, França e Japão. 

 
Claudia Jaguaribe
Claudia Jaguaribe

Artista plástica formada em História da Arte, Artes Plásticas e Fotografia pela Boston University, EUA, desde 1982 Claudia Jaguaribe participa de exposições nos principais museus e galerias do Brasil e no exterior. Sua produção se caracteriza por uma intensa pesquisa plástica que utiliza diferentes mídias para lidar com diversas questões da contemporaneidade. Seu trabalho vai da criação de imagens deslocadas do seu sentido original, tais como a Série Azul, Amores Brutos e Ma Femme, a trabalhos de cunho documental onde retrabalha o próprio formato da documentação, como no Corpo da Cidade e no Você Tem Medo do Que. Nos últimos três anos se voltou para a questão da paisagem como reinvenção da natureza na série Quando eu Vi. Tem oito livros publicados e trabalhos em importantes coleções do Brasil e do exterior.

Jully Fernandes
Jully Fernandes

Diretora e fundadora da Galeria de Babel, que pioneira é especializada em fotografia. É também produtora e curadora. Trabalhou anteriormente, por dois anos, para o departamento de fotografia da revista Veja, e foi gerente do departamento de fotografia criativa e filmes da Getty Images América Latina, responsável pela seleção dos fotógrafos e pela edição de todas as imagens inseridas para distribuição mundial. Desenvolveu nos ultimos anos pesquisa da fotografia nos países latino americanos para promover e fundamentar um maior intercâmbio da fotografia no exterior, assim como introduziu exposições de grandes nomes da fotografia internacional como Elliott Erwitt, Paolo Ventura, Joel Meyerowitz, Martin Parr, Bruno Barbey, Alfredo de Stefano, Kevin Erskine, Simon Roberts, Steve McCurry e Thomas Hoepker. De 2009 a 2011, trabalhou em parceria com a Magnum Photos na América Latina para fine art prints e projetos culturais. Idealizou e realizou exposições dos fotógrafos Pedro Martinelli, Ricardo van Steen, Iatã Cannabrava, Otto Stupakoff, Roberto Linsker, Bob Wolfenson, Dimitri Lee, Vania Toledo entre outros. Foi parte do grupo curatorial do Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia (2009 – 2010). Atualmente é parte do departamento internacional da RPCFB – Rede dos Produtores Culturais de Fotografia do Brasil e é integrante do grupo curatorial da revista Santa Art Magazine. Investe em novos fotografos brasileiros e internacionais.

João Wainer
João Wainer

Fotógrafo. Começou na fotografia em 1992 aos 16 anos como estagiário do Jornal da Tarde. Foi assistente do fotógrafo Bob Wolfenson em 1994/95 e em 1996 ingressou na equipe de fotógrafos do jornal a Folha de S.Paulo, da qual faz parte até hoje. Venceu o Premio Folha de reportagem em 2001 e o Premio Folha de Edição em 2008. Dirigiu os documentários “A Ponte” e “Pixo”. Venceu a Bolsa FNAC para jovens fotógrafos em 2005 e expôs na França o trabalho “Marginália”. Suas fotos fazem parte da coleção Pirelli/MASP de fotografia desde 2008. Expôs na “PHOTOQUAI: Biennale des images du monde” em Paris, 2007. Foi diretor de fotografia da série de 12 documentários “Chico Buarque” exibido em 43 países. Publicou os livros “Aqui Dentro: Páginas de uma Memória – Carandiru” em 2003 e o livro “Ultimas Praias: Entre Ubatuba e Paraty” em 2007. Expôs individualmente o ensaio “Alfabetização Solidária nos Confins do País” na galeria FIESP em 1999 e a série “Retratos de Campanha” em 2002. Fez capas de livros, CDs e DVDs para vários artistas, entre eles: Chico Buarque, Rita Lee, Gilberto Gil, Banda de Pífanos de Caruaru, Rappin Hood, Otto e muitos outros. Publica regularmente nas revistas Trip, Marie Claire, Poder, Serafina, Bravo!, FFW MAG, Roling Stone, Gloss, S/N entre outras.

Biti Averbach
Biti Averbach

Biti Averbach é editora de moda com 2 décadas de experiência na moda. Trabalhou em revistas femininas como Marie Claire e Quem. Atualmente é Diretora de Comunicação Digital na TDB Têxtil. Criou o blog Moda Sem Frescura em 2006 e participou de eventos pioneiros que se utilizaram desta plataforma, como a primeira cobertura de moda da São Paulo Fashion Week feita por um pool de blogs, em janeiro de 2007. Idealizou o primeiro editorial de moda, numa revista brasileira, fotografado com iphone e aplicativos de celular.

Gabriel Boieras
Gabriel Boieras

Fotógrafo, administra o espaço Território da Foto e paralelamente desenvolve o projeto pessoal Brasil em Festas, banco de imagens sobre a cultura popular brasileira. Possui 2 livros publicados sobre o tema: “Festas populares brasileiras”- Ed. Manole, 2005 e “Maravilhas do Brasil – Festas populares”. Formou-se em Publicidade e Propaganda pela ESPM – SP e ministra aulas de fotografia desde 2007.

Armando Prado
Armando Prado

 Paulistano, Armando Prado foi professor da pós graduação da Universidade Anhembi Morumbi e da Pós Graduação da FAAP. Fotógrafo, iniciou sua carreira no Jornal da Tarde, trabalhando depois para revistas como Vogue, e também no circuito publlicitário, com camapanhas para grandes grifes brasileiras. Com participação nos grandes festivais de fotografia internacionais, vem produzindo um workshop de análise de fotolivros. Desde a criação da Galeria Fauna, especializada em fotografia, é consultor para as curadorias e eventos expositivos. Com larga experiência no mercado de arte fotográfica internacional como autor e como produtor, Armando Prado vai falar sobre o colecionismo de fotografia, no Brasil e no exterior.

Millard Schisler
Millard Schisler

Trabalha com fotografia digital, impressão digital,e preservação há mais de 15 anos. Concluíu o seu mestrado em artes visuais no Visual Studies Workshop em Rochester, New York. Este centro foi pioneiro nas pesquisas e uso de mídias digitais. Nos últimos 11 anos, trabalhou como professor no Rochester Institute of Technology em Rochester, New York. Hoje trabalha em São Paulo como artista, editor de livros artesanais e consultor em diversos projetos na área, e é Coordenador de Preservação da Cinemateca Brasileira