Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial - Atividades - CICLO DE PALESTRAS SOBRE CINEMA

CICLO DE PALESTRAS SOBRE CINEMA

CICLO DE PALESTRAS SOBRE CINEMA

Coordenação: Philippe Barcinski

Palestrantes*: Bráulio Mantovani, Laís Bodanzky, Vera Hamburger, Daniel Rezende, Eduardo Santos Mendes, Antônio Pinto, Fabiano Gullane entre outros.

* Alguns professores atuantes no mercado são passíveis de substituição na eventual incompatibilidade de agenda.

Este curso foi realizado entre os dias 23/08/2010 e 03/11/2010
No periodo das 19:00 às 22:00

R$ 210 + 2 parcela de R$ 210


Coordenado pelo cineasta Philippe Barcinski, este módulo é composto por um conjunto de palestras que cobrem as principais áreas do fazer cinematográfico, ministradas por alguns dos mais importantes profissionais atuantes no cinema brasileiro contemporâneo.

Para quem já tem alguma experiência em cinema, o ciclo é uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos através da análise de casos práticos de como cada área desenvolveu seu trabalho em significativos filmes de longa metragem.

Para quem não tem experiência em cinema, o ciclo desvelará em seu conjunto como se faz um filme e como se estruturam as diversas etapas e os diversos departamentos de uma equipe cinematográfica, ampliando o repertório para apreciação e análise de filmes.

As palestras, em sua maioria, são estruturadas a partir da exibição de fragmentos dos trabalhos desses profissionais, seguido de sua análise, traçando um pensamento sobre cada área. A parte final de cada palestra é dedicada a perguntas e respostas.

Como diferencial do curso, destaca-se o altíssimo nível dos profissíonais listados a seguir.

 


Nível: básico


CRONOGRAMA DE PALESTRAS:

Palestra de Roteiro de Cinema
Bráulio Mantovani
24 de agosto (3ª)

Palestra de Direção de Atores
Laís Bodanzky
31 de agosto (3ª)

Palestra de Direção de Arte
Vera Hamburger
21 de setembro (3ª)

Palestra de Fotografia para Cinema
Lauro Escorel
28 de setembro (3ª)

Palestra de Documentário
Evaldo Mocarzel
05 de outubro (3ª)

Palestra de Montagem para Cinema
Daniel Rezende
26 de outubro (3ª)

Palestra de Edição de Som para Cinema
Eduardo Santos Mendes
09 de novembro (3ª)

Palestra de Música para Cinema
Antonio Pinto
16 de novembro (3ª)

Palestra de Produção para Cinema
Fabiano Gullane
23 de novembro (3ª)


PALESTRANTES:


Daniel Rezende
Daniel Rezende

Cineasta, Daniel Rezende montou importantes filmes como Cidade de Deus, de Fernando Meirelles (com o qual recebeu o prêmio BAFTA e uma indicação ao Oscar), Diários de Motocicleta, de Walter Salles, Tropa de Elite, de José Padilha, e The Tree of Life, de Terrence Malik.

Laís Bodanzky
Laís Bodanzky

Cineasta, Laís Bodanzky conquistou reconhecimento já em seu longa-metragem de estreia, Bicho de Sete Cabeças. O filme foi ganhador de diversos prêmios no Festival de Brasília de 2000 e no Festival de Biarritz, em 2001. Em 2007, lançou Chega de Saudade, que recebeu dois prêmios no Festival de Cinema de Brasília, incluindo melhor filme do júri popular. Seu próximo projeto chama-se Mano.

Braulio Mantovani
Braulio Mantovani

Roteirista e assistente de direção. Formado em Língua e Literatura Portuguesa pela PUC - SP e pós-graduado em Roteiro Cinematográfico pela Universidade Autônoma de Madri.  Escreveu o roteiro do curta-metragem Palace II, e dos filmes Cidade de Deus, que foi indicado ao Oscar em 2004, e Tropa de Elite.

Eduardo Santos Mendes
Eduardo Santos Mendes

Professor, pesquisador e sound designer, Eduardo Santos Mendes leciona no curso superior de Audiovisual da ECA/SP. Trabalhou como sound designer nos filmes Antonia e Um Céu de Estrela de Tata Amaral; ‘Contra Todos de Roberto Moreira; A Casa de Alice de Chico Teixeira, Corpo de Rubens Recuala e Rossana Foglia e No Meu Lugar de Eduardo Valente.

Fabiano Gullane
Fabiano Gullane

Produtor de filmes e sócio da produtora Gullane Filmes e formado pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, Fabiano Gullane se destaca na produção de longas desde 1996. Participou da produção dos filmes Os matadores e Ação entre amigos, de Beto Brant; Kenoma e Narradores de Javé, de Eliane Caffé; Dois Córregos, de Carlos Reichenbach; Através da Janela, de Tata Amaral; Castelo Rá-Tim-Bum, O Filme, de Cao Hamburguer; Durval Discos, de Anna Muylaert; Bicho de 7 cabeças. Na televisão, fez a produção executiva da minissérie Carandiru – Outras histórias. Produziu O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburguer; O mundo em duas voltas, de David Schürman; Querô, de Carlos Cortez; O Magnata, de Johnny Araújo; e Chega de saudade, de Laís Bodanzky. Em 2008, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias e Encarnação do Demônio, de José Mojica Marins, e as co-produções Birdwatchers, do italiano Marco Bechis, e Plastic City, do chinês Yu Lik-wai, foram selecionados para o Festival de Veneza.

Vera Hamburger
Vera Hamburger

Diretora de arte e cenógrafa de cinema, teatro, dança e ópera, Vera Hamburger é formada em arquitetura pela FAU-USP. Realizou, entre outros, a direção de arte dos filmes Ó pai, ó, Não por acaso, Cafundó, Deus é Brasileiro, Castelo Rá-tim-bum, O Filme e das séries de TV Filhos do Carnaval e Salve Geral, de Sérgio Rezende.

Antônio Pinto
Antônio Pinto

Fez as trilhas sonoras de filmes como “Central do Brasil” e “Cidade de Deus”, além de filmes americanos como “Senhor da Guerra” (com Nicolas Cage) e “Perfect Stranger” (com Bruce Willis e Halle Berry).