Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial - Atividades - DESENHO

DESENHO

DESENHO - 2 semestre 2012

com Teresa Berlinck


OBJETIVO

Desenvolver habilidades para desenhar a partir das principais técnicas e materiais utilizados, aprimorando seu olhar para o trabalho nas linguagens visuais.

SOBRE O CURSO

Por meio de atividades práticas, os alunos terão contato com noções de perspectiva, desenho figurativo, desenho de observação, materiais e técnicas do desenho, linha, texturas, massas, composição, proporção, luz e sombra, desenho de objetos, materiais orgânicos e de figura humana.


Você pode adquirir aulas avulsas deste curso pelo valor de R$105 por aula, informe-se com nosso departamento comercial pelo telefone 11 3060.3636

Este curso foi realizado entre os dias 13/09/2012 e 29/11/2012
No periodo das 17:00 às 19:00

PLANO DE AULAS


Aula 1 

Conteúdo: Percursos da linha

Atividade: Apresentação do curso e dos participantes; Exercícios de aquecimento do olhar com lápis grafite; Desenho de vegetais secos com linha; Exposição dos desenhos e troca de ideias sobre o trabalho elaborado na aula.

Aula 2 

Conteúdo: Fluência da linha

Atividade: Exercícios de aquecimento do olhar com caneta esferográfica; Desenho de flores e plantas com linha; Exposição dos desenhos e troca de ideias sobre o trabalho elaborado na aula.

Aula 3 

Conteúdo: Grafismo e massa tonal

Atividade: Exercício de investigação do grafite por meio de elaboração de escalas tonais de massas e texturas; Aquecimento do olhar; Desenho de frutas e legumes com massas tonais. Exposição dos desenhos e troca de ideias sobre o trabalho elaborado na aula.

Aula 4 

Conteúdo: Perspectiva linear e grafismos, uma breve introdução

Atividade: Perspectiva geométrica e grafismo - Noções básicas, históricas e práticas, com apreciação de imagens em livros e Internet; Elaboração de escalas tonais com grafismos, usando caneta nanquim; Desenho com caneta nanquim de luz e sombra em objetos geométricos (objetos do cotidiano); Exposição dos desenhos e troca de ideias sobre o trabalho elaborado na aula.

 

Aula 5 

Conteúdo: Observando o espaço arquitetônico

Atividade: Apreciação de imagens em livro e Internet – um exemplo do desenho figurativo e de observação na arte contemporânea; Exercício de aquecimento do olhar; Percepção do espaço e desenho expressivo – Desenho do ambiente arquitetônico interno com caneta hidrográfica e/ou caneta permanente/marker colorida, com ênfase no traço pessoal; Exposição dos desenhos e troca de ideias sobre o trabalho elaborado na aula.

Aula 6 

Conteúdo: Desenho da cidade

Atividade: Apreciação de imagens em livro – um exemplo do desenho da cidade pelo olhar de um arquiteto; Desenho do ambiente arquitetônico externo com caneta esferográfica, com ênfase no traço pessoal; Exposição dos desenhos e troca de ideias sobre o trabalho elaborado na aula.

Aula 7 

Conteúdo: Objetos do cotidiano

Atividade: Desenho de objetos do dia-a-dia com grafite; Exercícios de aquecimento do olhar; Desenho de observação; Exposição dos desenhos e troca de ideias sobre o trabalho elaborado no curso.

Aula 8 

Conteúdo: Figura humana

Atividade: Olhar para o corpo e para o espeljo: auto -etrato; Exercícios de aquecimento do olhar; Desenho com grafite; Exposição dos desenhos e troca de ideias sobre o trabalho elaborado na aula.

Aula 9 

Conteúdo: Figura humana (aula com modelo nu)

Atividade: Exercícios de aquecimento com carvão; Desenho de modelo-vivo com carvão; Exposição dos desenhos e troca de ideias sobre o trabalho elaborado na aula.

Aula 10 

Conteúdo: Figura humana (aula com modelo nu)

Atividade: Exercícios de aquecimento com nanquim e pincel; Desenho de modelo-vivo com nanquim a pincel; Exposição dos desenhos e troca de ideias sobre o trabalho elaborado no curso.


Curso Prático

Nível: Básico

Material para aluno levar em sala de aula: 

  • Pasta tamanho A3
  • 50 folhas tamanho A4 de papel sulfite 90 gr/m2
  • 1 Bloco de papel tamanho A3 - 50 folhas - 180 gr/m2 ou 200 gr/m2
  • 1 Bloco de papel tamanho A3 - 20 folhas - 250 gr/m2 ou mais
  • 1 Bloco de papel MARQUER marca Canson tamanho A3 – 70 gr/m2
  • lápis grafite 1 lápis HB; 1 lápis 4B; 1 lápis 6B (linha profissional)
  • 1 estilete para pontas
  • carvão vegetal para desenho
  • 1 caneta esferográfica azul
  • 1 caneta esferográfica preta
  • 1 caneta esferográfica vermelha
  • 1 caneta esferográfica verde
  • 1 caneta nanquim preto 0,6mm
  • jogo de canetas hidrográficas ou canetas permanentes / marker coloridas
  • 1 régua
  • 1 pincel para nanquim (não comprar: esse material será explicado na primeira aula)
  • 1 potinho de nanquim (não comprar: esse material será explicado na primeira aula)
  • 1 trapo para limpeza (este material será explicado na primeira aula)
  • opcional: 1 spray fixador de desenho (para carvão)

Professor:


Teresa Berlinck
Teresa Berlinck

Participa de exposições em galerias e instituições, atua como artista agente e como ilustradora. Ministra aulas de desenho e arte em seu ateliê, museus e outras instituições, escolas e espaços de arte desde 1994. Artista plástica com Bacharelado em Artes Plásticas pela FAAP, em 1999 e Mestrado em Produção Teoria e Crítica em Artes Visuais, pela Faculdade Santa Marcelina, em 2006. Principais Exposições Individuais: 2012 – Livro Aberto, Galeria Coleção de Arte, RJ; 2009 - Hortus Conclusus, Galeria Vermelho, SP; 2001 - Pinturas e objetos, Galeria Millan, SP. Principais Exposições Coletivas: 2011 - Blue Connection, MACS, Sorocaba; 2008 - Permanente Transitório, SESC Santos; 2007 - Trânsito Bola de Fogo, Mostra SESC de Artes, SP. 

 

www.teresaberlinck.com.br


O material de apoio das aulas será enviado por email pela Secretaria Escolar para um melhor aproveitamento do curso. A impressão é opcional, salvo a solicitação do professor.


Verifique com a Secretaria Escolar os feriados e emendas que podem coincidir com o calendário do curso.


A Escola São Paulo poderá alterar datas e horários ou cancelar os cursos, de acordo com o número de interessados. Em caso de imprevisto com o professor, poderá haver substituição, a critério da Escola São Paulo, sem alteração do programa. No decorrer do curso, algumas aulas poderão ser abertas para inscrições avulsas.