Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial - Atividades - DESIGN THINKING

DESIGN THINKING

DESIGN THINKING - 1 sem 2013

com Gustavo Bittencourt e Denise Horita


OBJETIVOS

Dar aos alunos o conteúdo teórico e a experiência prática para que utilizem a abordagem do Design Thinking para criarem projetos mais relevantes, rentáveis e possíveis de serem implementados.

SOBRE O CURSO

Durante o curso você absorve um a um os conceitos de Empatia, Colaboração e Experimentação do Design Thinking e aprende como pensar sob um novo ponto de vista, desenvolvendo o seu olhar na busca de soluções positivas tanto para as pessoas como para a rentabilidade dos negócios.

O desenvolvimento de projetos em aula torna possível a vivência na prática do significado e conceito de inovação, das ferramentas para a geração de ideias em grupo, dos métodos de como envolver o consumidor nas diferentes etapas de criação e das técnicas de observação e interpretação das mudanças mais atuais na economia do mundo e as novas necessidades que surgem para esse cenário.

Sempre mostrando a importância de estruturar fortemente sua ideia para ela seja possível de ser implementada.

MERCADO DE TRABALHO

• Atuação em variados mercados não necessariamente ligados a design.

• Atuação em empresas de pesquisa e inovação.

• Atuação em empresas de tecnologia.

Este curso foi realizado entre os dias 18/03/2013 e 01/04/2013
No periodo das 19:30 às 22:30

Assista aos vídeos relacionados:


PLANO DE AULAS

Aula 1
Introdução do tema. Questionamento sobre a situação do mundo e sobre o que o Design Thinking tem a ver com isso.

Aula 2
Empatia. A diferença de fazer uma pesquisa tradicional e envolver o usuário durante o desenvolvimento de um projeto. O que é inovação. Construção de Personas, Usuários Extremos, Arquétipos e técnicas de observação.

Aula 3
Colaboração. A importância do Storytelling para o desenvolvimento de projetos, técnicas e ferramentas para geração de ideias em grupo.


Aula 4
Experimentação. Cultura corporativa de aversão ao erro, o lado bom de errar cedo, o que é e quais são os tipos de protótipos, o que é uma jornada.

Aula 5
Apresentação dos Trabalhos, Feedbacks e Next Steps.


Curso teórico e prático

Nível Básico


Professor:


Denise Horita
Denise Horita

Na sua trajetória profissional, trabalhou em empresas como Scania, Leo Burnett e Itaú, gerenciando contas e organizando processos internos, chegando até a vender fraldas nas ruas. Como Service Designer na live|work, tem atuado em projetos de inovação em serviços centrados no ser humano para empresas como Itaú, Whirlpool e Petrobras. É formada em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela ESPM e estudou Gestão de Negócios em Londres, onde morou por um ano.

Gustavo Bittencourt
Gustavo Bittencourt

Formado designer de produto, trabalhou em escritórios cariocas e na Rede Globo, atuou também como consultor para a Steelcase desenvolvendo estratégias para empresas por toda a América Latina. Trabalha na live|work, onde gerencia projetos de inovação de serviços para diversas empresas Fortune 500. Além disso, é professor na Escola São Paulo, do MBA das Faculdades Integradas Rio Branco, palestrante de eventos como o TED, integrante do board da Service Design Network e um apaixonado por cinema e jazz.