Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial - Atividades - OFICINA DE DESIGN GRÁFICO

OFICINA DE DESIGN GRÁFICO

OFICINA DE DESIGN GRÁFICO - 1º SEMESTRE 2012

com Ruth Klotzel

A oficina de experimentação em design gráfico tem como objetivo exercitar a criatividade e originalidade, buscando na individualidade do aluno os ingredientes para construir um trabalho autêntico. Durante as aulas o aluno aprenderá a organizar a imagem no campo visual, representar atributos subjetivos através do exame dos códigos conhecidos da linguagem visual (adotando-os e subvertendo-os), ritmo, repetição, escala para estabelecimento de padronagem (estampa, design aplicado), design aplicado a peças gráficas específicas, de escalas diversas: pôster, marca etc, configurar um conjunto coerente de peças compondo um evento, uma ação única.

Este curso foi realizado entre os dias 08/03/2012 e 26/04/2012
No periodo das 10:00 às 13:00

Plano de Aulas:

Aula 1 – introdução ao curso, aula expositiva sobre noções de composição tipográfica, exercício 1, com tipografia

Aula 2 – avaliação do exercício anterior, aula expositiva sobre relações de proporção e simetria aparente na natureza. Composição de padrão: ritmo, repetição, escala. Primeiro exercício com organização de formas e proposição de trabalho para esta e a próximas 2 aulas: criação de padrão e aplicação como design de superfície (em objetos, mobiliário e/ou produtos, considerando a escala, o meio, a técnica de impressão)

Aula 3 – continuação de trabalho da aula anterior e exemplos (imagens e referencias) do assunto abordado na história do design gráfico

Aula 4 – Finalização do trabalho e avaliação.

Aula 5 – Proposição de trabalho a partir das experiências anteriores: projeto de identidade compreendendo peças gráficas de diferentes escalas. O projeto a ser iniciado nesta fase deve ser desenvolvido no decorrer das 3 aulas seguintes. Trata-se de um tema não comercial (Ano da Diversidade Cultural, Metas do Milênio, Direitos Humanos, ou algo semelhante), para que não tenha interferência de outras questões, como o marketing ou a propaganda, por exemplo. Este tema será aplicado em um programa extenso compreendendo escalas distintas: button, cartaz, convite, totem, etc, de acordo com o que o tema escolhido requerer.

Aula 6 – Aula expositiva sobre cartazes (escala e leitura muito específicas) Continuação e orientação do trabalho em pauta.

Aula 7 – Aula expositiva – Exemplos de trabalhos internacionais relativos aos temas abordados. Acompanhamento dos trabalhos em andamento.

Aula 8 – Apresentação dos trabalho, avaliação, finalização (wrap up).


Curso Prático

Nível: Intermediário

Pré-Requisito: Ter afinidade com a linguagem visual.


Curso Relacionado


Material necessário para o aluno levar nas aulas: Papel cartão branco, caderno de rascunho sem pauta, formato A5 ou maior, papel colorplus preto 150 g (2 fls inteiras), cola, tesoura, régua, estilete, lápis, canetas pretas (fina, média, grossa), material de desenho que o aluno desejar.


O material de apoio das aulas será enviado por email pela Secretaria Escolar para um melhor aproveitamento do curso. A impressão é opcional, salvo a solicitação do professor.


A Escola São Paulo poderá alterar datas e horários ou cancelar os cursos, de acordo com o número de interessados. Em caso de imprevisto com o professor, poderá haver substituição, a critério da Escola São Paulo, sem alteração do programa. No decorrer do curso, algumas aulas poderão ser abertas para inscrições avulsas.


Professora:


Ruth Klotzel
Ruth Klotzel

Arquiteta com bacharelado e mestrado pela faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, foi professora do curso de Arquitetura, disciplina de Programação Visual da FAAP e de graduação e pós graduação do SENAC, totalizando mais de 10 anos de ensino. Uma das fundadoras da AD/Brasil e diretora por 4 gestões. Foi vice-presidente do Icograda (International Council of Graphic Design Associations) de 2005 a 2007. É jurada e palestrante internacional e diretora do Estúdio Infinito, desenvolvendo projetos de Design gráfico para o setor público e privado.

Foto: Ruth Klotzel