Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial - Atividades - OFICINA DE LITERATURA E CINEMA

OFICINA DE LITERATURA E CINEMA

OFICINA DE LITERATURA E CINEMA - 1° SEMESTRE 2012

Com Ivan Feijó

A oficina irá analisar as narrativas da literatura de Eurípedes, Shakespeare, Edgar Allan Poe, Pirandello, Stanislaw Len, Federico Garcia Lorca, Guimarães Rosa, Nelson Rodrigues, e sua interação com a narrativa cinematográfica. Estimulando, por meio audiovisual, o olhar para a leitura e seus autores em diversas épocas.

Este curso foi realizado entre os dias 10/04/2012 e 17/04/2012
No periodo das 14:00 às 17:00

Oferecemos aulas avulsas deste curso pelo valor de R$120.

Para disponibilidade e reservas, consulte nosso atendimento

11 3060-3636.


Aula 1
Eurípedes, o grande inspirador do drama moderno. Teatro Grego e catarse. Texto dramático: Medéia. Filme: Medéia de Lars von Trier e de Pasolini.

Aula 2
Shakespeare e a construção do homem. Teatro Elisabetano e seus conflitos. Texto dramático: Hamlet. Filme: Hamlet de Laurence Olivier e de Kenneth Branagh.

Aula 3
Poe e o romantismo. A literatura policial e de mistério e o fenômeno urbano. Contos: O Gato Preto, Nunca aposte sua cabeça com o diabo, Assassinatos da rua Morgue. Filme: Gato preto de Dario Argento e nunca aposte sua cabeça com o diabo de Federico Fellini.

Aula 4
Pirandelo e o realismo italino. A força da tradição do teatro naturalista. Texto: As duas vidas de Matia Pascal. Filme: As duas vidas de Matia Pascal de Mario Monicelli.

Aula 5
Stanislaw Len e a ficção científica como gênero. Livro: Solaris. Filme: Solaris de Tarkovski e o Solaris norte-americano.

Aula 6
Federico Garcia Lorca e a poética surrealista. Teatro e cultura espanhola. Texto: Bodas de Sangue. Filme: Bodas de Sangue de Carlos Saura.

Aula 7
Guimarães Rosa e os mitos do sertão. Livro: A hora e a vez de Augusto Matraga. Filme: A hora e a vez de Augusto Matraga.

Aula 8
Nelson Rodrigues e o drama urbano. Teatro e psicanálise no mito do eterno retorno. Texto: Boca de ouro. Filme: Boca de ouro de Nelson Pereira dos Santos.  


Curso Teórico e Prático

Nível: Básico


Professor:


Ivan Feijó
Ivan Feijó

Diretor teatral e cineasta. Formação acadêmica em arquitetura e urbanismo, pela universidade Mackenzie e história pela Universidade de São Paulo (USP). Dirigiu diversos espetáculos no Brasil e no exterior.No teatro, estuda as relações entre o ator e o espaço cênico há mais de 20 anos. No cinema, coordena um núcleo há 6 anos e pesquisa a evolução dos processos técnicos da atuação na segunda metade do século XX.


O material de apoio das aulas será enviado por email pela Secretaria Escolar para um melhor aproveitamento do curso. A impressão é opcional, salvo a solicitação do professor.


Verifique com a Secretaria Escolar os feriados e emendas que podem coincidir com o calendário do curso.


A Escola São Paulo poderá alterar datas e horários ou cancelar os cursos, de acordo com o número de interessados. Em caso de imprevisto com o professor, poderá haver substituição, a critério da Escola São Paulo, sem alteração do programa. No decorrer do curso, algumas aulas poderão ser abertas para inscrições avulsas.