Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial - Atividades - PRODUÇÃO MUSICAL PARA CINEMA

PRODUÇÃO MUSICAL PARA CINEMA

PRODUÇÃO MUSICAL PARA CINEMA - 1° SEMESTRE 2012

Com Dado Villa Lobos

O curso com Dado Villa Lobos, integrante do grupo musical Legião Urbana e autor de variadas produções de cinema e televisão, ensina o processo da criação e composição de trilhas sonoras para o cinema. As aulas irão apresentar a relação interativa da música com a imagem, a importância das conversas e diretrizes do diretor, as diversas fases da produção e criação, até a fase final de mixagem da trilha. Além de debates sobre o tema, será proposto aos alunos o desenvolvimento de uma trilha sonora para um curta metragem, como exercício prático.

Este curso foi realizado entre os dias 20/06/2012 e 22/06/2012
No periodo das 09:00 às 12:00
  • Introdução histórica ao cinema com as primeiras projeções dos irmãos Lumière de 1895 à chegada da “Voz” em 1927. Dissertação sobre o conceito de “Trilha Sonora” e a compreensão dos elementos que a compõem como diálogos, música original, som ambiente, foley e efeitos especiais. Projeções e discussão sobre o tema. Será entregue nesse dia uma sequencia surpresa, desconhecida a ser musicada para apresentação e avaliação no último dia.


  • Exemplos práticos de como surgem ideias interessantes que podem conduzir toda uma narrativa, coincidências e “insights” a partir de conversas com o diretor e leitura de um roteiro. Busca da ambientação e arranjos musicais cabíveis numa trilha. Encerramento do curso com a apresentação para discussão dos trabalhos como proposto no primeiro dia.
  • A última aula acontecerá no Museus da Imagem e do Som - MIS (Av. Europa, 158).

Curso Teórico e Prático

Nível: Básico


Professor:


Dado Villa-Lobos
Dado Villa-Lobos

Integrante e fundador do grupo musical Legião Urbana, é responsável pelo selo independente "RockIt!", considerado pioneiro em revelar novos nomes da cena rock brasileira. Nos últimos anos, se dedicou à produção de trilhas sonoras para filmes e seriados de tv. Em sua primeira experiência, ganhou o prêmio de melhor trilha sonora no Festival do Cinema Brasileiro, em Miami, pelo filme Bufo & Spallanzani (de Flávio Tambellini, 2001). Posteriormente, foi responsável pela trilha do filme "O Homem do Ano" (de José Henrique Fonseca, 2003) e do seriado da HBO "Mandrake" (2005). Em 2006, finalizou a trilha do documentário "Pro Dia Nascer Feliz" (de João Jardim), e recebeu por esse trabalho o Prêmio Kikito de melhor trilha sonora, no Festival de Gramado.” .
Em 2011 ganhou o prêmio de melhor trilha sonora no festival de Recife pelo documentário “Braxilia”.


O material de apoio das aulas será enviado por email pela Secretaria Escolar para um melhor aproveitamento do curso. A impressão é opcional, salvo a solicitação do professor.


Verifique com a Secretaria Escolar os feriados e emendas que podem coincidir com o calendário do curso.


A Escola São Paulo poderá alterar datas e horários ou cancelar os cursos, de acordo com o número de interessados. Em caso de imprevisto com o professor, poderá haver substituição, a critério da Escola São Paulo, sem alteração do programa. No decorrer do curso, algumas aulas poderão ser abertas para inscrições avulsas.


Foto: Sebba8 - Sxu.hu