Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial - Atividades - WORKSHOP VISUAL MERCHANDISING

WORKSHOP VISUAL MERCHANDISING

WORKSHOP VISUAL MERCHANDISING - 1º SEMESTRE 2012

com Sylvia Demetresco

O VM é cada vez mais importante e é o foco deste workshop. O curso será desenvolvido a partir de vitrinas: sua construção, sua análise (a partir da semiótica greimasiana) e as novas tendências no mercado em que o VM atua.

Para entender a exposição de um produto desde a entrada da loja até sua compra, serão estudadas teoria, análise e observação, além de habilidades para criticar, construir, elaborar um projeto de VM e saber interpretar o que é um produto e uma marca, inseridos numa vitrina, e no interior da loja de acordo com os novos conceitos e as novas tendências de VM.

O objetivo do curso é facilitar a avaliação do que é uma vitrina sedutora, a experiência do consumidor num espaço comercial e como tudo isso é construído para que se realize um encontro final entre produto e consumidor.

Assuntos como a história da vitrina, as tendências do VM, manequins, iluminação, fachadas e vitrinas das marcas, análise de projetos, como montar vitrinas e exercícios práticos, são apresentados com o objetivo de desenvolver no aluno as habilidades para criticar, construir e elaborar um projeto de VM.

Este curso foi realizado entre os dias 16/04/2012 e 18/04/2012
No periodo das 15:00 às 18:00

Plano de Aulas:

Aula 1
História da vitrina.
Especificidade DAS VITRINAS.
Marcas e urbano ppt e texto.
DREAMLAND....2 filmes hermes dona Karan.

Aula 2
Novos tipos de loja conceitos.
Lojas popup e filmes.
Fotos louis vuitton, L’ECLAIREUR, LCNN.
Kaleidoscópio, como pensar numa vitrina.

Aula 3
Fachadas e vitrinas, a loja do futuro moda e anúncios como Chanel, Prada e DNK.
Lojas diferentes Comme des Garçons, Corso Como, 180gr, American Girl, Hermes Expo, Sfr, L’eclaireur.
Check list.


Curso Teórico e Prático

Nível: Intermediário

Pré-Requisito: Experiência com a área, independente de seu segmento: moda, alimento, automotivo etc.


Material necessário para o aluno levar nas aulas: Caixa de papelão ou de madeira na proporção de 30cm x 20cm e miniaturas de qualquer coisa: móveis, roupas, joias, perfumes, manequins, bonecas, caixinhas, arame, barbante, flores, pedrinhas, folhas secas, vasinhos, grama, palha, plásticos, etc. Cola quente, com algumas cargas, tesoura, alfinetes, dupla face, adesivo com 2 cm de largura, grampeador de tapeceiro, pedaços de tecido de 30cm de qualquer material.


O material de apoio das aulas será enviado por email pela Secretaria Escolar para um melhor aproveitamento do curso. A impressão é opcional, salvo a solicitação do professor.


A Escola São Paulo poderá alterar datas e horários ou cancelar os cursos, de acordo com o número de interessados. Em caso de imprevisto com o professor, poderá haver substituição, a critério da Escola São Paulo, sem alteração do programa.


Professor:


Sylvia Demetresco
Sylvia Demetresco

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com pós-doutorado em Semiótica no Instituto Universitário da França, em Paris. Professora de Visual Merchandising do universo do luxo na Ecole Supérieure de Visual Merchandising, em Vevey, na Suíça; editora da revista internacional INSPIRATION, especializada em visual merchandising, na Suíça; professora na escola do luxo ISTEC, em Paris e, autora de vários livros sobre vitrinas, entre outros, presidente do IMB. Instituto merchandising Brasil; curadora do evento Imagens Urbanas no Rio de Janeiro: VITRINAS ENTRE-VISTAS:MERCHANDISING VISUAL, pela editora Senac e VITRINAS DIÁLOGOS URBANOS, pela editora Anhembi, Paris Confidencial, editora estação das Letras e Cores.


www.imagensurbanas.com.br

www.vitrina.com.br

Foto: Dudes Factory Berlin